VISÃO SISTÊMICA. O QUE SIGNIFICA? QUAL SUA IMPORTANCIA?

- O QUE É TER VISÃO SISTÊMICA?


Visão sistêmica significa ter a capacidade de olhar para o todo. Também é possível dizer que visão sistêmica se refere a um olhar que vê a empresa como um "todo", ou seja, um organismo interligado e não somente "peças" ou departamentos.

É importante ressaltar que, neste organismo (sistema, organização) as funções, órgãos e departamentos se completam e interferem uns nos outros, como aconteceria em um corpo.

Ver a empresa e a gestão de pessoas "como um todo interligado" é uma qualidade de gestão importante nos dias de hoje, tanto para grandes corporações quanto para pequenas empresas.

Um profissional com visão sistêmica entende não apenas sua função dentro da empresa. Mas, mais do que isto, este profissional entende como suas tarefas interferem nos demais processos da empresa. Este tipo de habilidade está ser tonando cada vez mais importante no mundo dos negócios atualmente.

Isto, porque o perfil de pessoa focada somente naquilo que faz, e distraída dos demais a sua volta, simplesmente não funciona mais. É cada vez mais necessário e importante que todos os integrantes do grupo de trabalho busquem "se somar" uns aos outros para através de ajuda mútua alcançar objetivo.

No entanto, para isto é necessário um alto nível de confiança por parte dos integrantes. Não é do dia para noite que todas as partes serão capazes de ter um nível confiança adequado umas nas outras. Mas, através de um trabalho de médio a longo prazo isto é possível sim.

Quer saber mais sobre o que é nível de confiança e como isto interfere no seu negócio?
Veja aqui.

Uma dica de livro para te manter atualizado é: VISÃO SISTÊMICA E ADMINISTRAÇÃO




DE ONDE VEIO ESTE TERMO? QUAL SUA IMPORTÂNCIA?


Este termo veio das Teorias da Administração, a Teoria Sistêmica, que simplificando nada mais é do que comparar a empresa a um organismo vivo, com órgãos e sistemas interligados que jamais funcionariam de forma independente, apesar de serem altamente especializados. 

Por exemplo, o funcionamento do sistema circulatório e pulmonar. Veja que ambos são altamente especializados, mas jamais sobreviveriam um sem o outro. Logo vemos que o conceito de SISTEMA mostrou ser muito amplo e capaz de traduzir diversas situações.

Aplicado a gestão de pessoas a teoria dos sistemas incentiva o trabalho em grupo e ameniza competições internas. Daí vem o fato desta abordagem ser tão importante nas empresas do século XXI. 

Pois, já que estamos em um mundo globalizado e sem rígidas fronteiras de comércio e comunicação, aprender a "trabalhar junto" é essencial para a gestão empresarial como um todo e para a gestão de pessoas com especial enfoque.

Outro bom livro para aprender mais sobre trabalhar em equipe é:  Inteligência Emocional para Trabalhar em Equipe: Aprenda a Identificar Comportamentos, Emoções e a Lidar Melhor com Outras Pessoas: Desenvolva Empatia, Resiliência e Liderança para Trabalhar em Grupo

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