GESTÃO DO CONHECIMENTO. O QUE É? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Veja neste post o que é gestão do conhecimento, qual sua importância e como ela funciona!


O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO?

  • Consolidar práticas 
  • Guardar expertises de mercado
  • Gerenciar informações pertinentes ao mercado em que a empresa atua
  • Profissionais que trazem informação
  • Compartilhamento de informações
  • Criação de cartilhas e organogramas que fixem os processos da empresa

POR QUE ELA É IMPORTANTE?

Veja o exemplo da Coca Cola, o que seria da empresa se sua fórmula estivesse ao alcance de qualquer um? Certamente não seria líder de mercado e quando muito ainda existiria.

Veja que a gestão de conhecimento não se aplica apenas a fórmulas químicas, muito mais do que isto ela abrange toda a expertise necessária para levar uma empresa ao sucesso.

O conhecimento adquirido ao longo do tempo na empresa é importante em vários aspectos. Por exemplo, em casos de sucessão, o sucessor tem muito o que aprender e o antigo funcionário, com certeza tem muito o que ensinar. 
Adequando o nível de confiança em ambos,  é possível uma sucessão de sucesso com a devida gestão do conhecimento e expertise adquiridas.


Quer saber mais sobre o assunto? Veja este livro:  Gestão do conhecimento em organizações: Proposta em mapeamento conceitual integrativo

Gostou do post? Compartilhe e comente! =D

Veja também o post: "5 TOP TENDÊNCIAS DE RH"

Comentários

Postagens mais visitadas